Praça Ary Coelho

Publicado em: 06.novembro.2013

Por: Acessibilidade na Prática

A Praça Ary Coelho fica situada no Centro de Campo Grande (MS). O local abrigou o primeiro cemitério de Campo Grande (na época, arraial de Santo Antônio), tornando-se praça em 1909 com o novo traçado da cidade. Em 1954 recebeu o nome de Praça Ary Coelho, em homenagem ao Prefeito de Campo Grande Ary Coelho de Oliveira, assassinado em 1952, em Cuiabá (MT). A praça costuma abrigar shows musicais e apresentações de teatro e capoeira. É a praça mais tradicional da capital sul-mato-grossense. (Fonte: Wikipédia)

Em 2012, foi inaugurada a 16ª revitalização da praça. Será que a prefeitura “lembrou” da acessibilidade? Vamos conferir!


imagemEsta é uma das entradas da praça. As demais seguem o mesmo padrão.

Os portões permanecem abertos e o seu vão livre é condizente com o fluxo de visitantes do local.

Não há sinalização tátil indicando as entradas. Encontramos o piso tátil somente nas calçadas do entorno da praça.

No centro da foto existe uma pequena placa com informação visual, indicando o nome da praça. Podemos ver a placa com maior detalhe na foto abaixo.


imagemOs dizeres da placa possuem fonte pequena, dificultando a leitura.

O fundo da placa é preto e as letras são brancas, proporcionando bom contraste de cores. Porém, se as letras estivessem numa fonte mais apropriada, a leitura seria mais fácil.



imagemEsta é uma estátua presente no centro da praça, representando o Prefeito Ary Coelho. Ao seu redor, há um pequeno canteiro com vegetação baixa.


Além da informação visual, não há outro tipo de sinalização indicando ou descrevendo o monumento. Por estar numa altura elevada e cercada por um canteiro, os deficientes visuais sequer podem tocá-la.


A sinalização visual (placa) é de baixa legibilidade. Assim, qualquer pessoa pode ser privada do seu conteúdo.


imagemEste é um monumento registrando a revitalização da praça. A placa possui fundo metálico, o que dificulta a leitura principalmente se houver alta incidência luminosa.


Esta imagem e as anteriores mostram que muitas pessoas são privadas de informação no local. Além de haver pouca sinalização, as existentes são apenas visuais e de baixa legibilidade. Circulando pela praça, dificilmente um turista, por exemplo, conseguirá localizar-se com facilidade.


imagemO chafariz (centro da foto) possui ao seu redor canteiros cercados por pequenas muretas, as quais são utilizadas também como bancos para se sentar. As muretas possuem quinas vivas, tornando-se um risco no caso de quedas. 


IMG_5226No centro da foto existe um espaço mais reservado, que serve também de palco para shows e apresentações.


Novamente, mais uma estrutura da praça sem nenhum tipo de sinalização.


Por estar em um nível mais alto, o acesso a este local pode ser feito por escada ou rampa, que será melhor visualizado na foto abaixo.


imagem
Tanto a rampa quanto a escada não possuem sinalização tátil. O corrimãos de ambas estruturas não são adequados.

A rampa possui corrimão apenas em um dos lados, dificultando sua utilização.


imagem

Este é outro local mais reservado. Para acessá-lo, é necessário utilizar uma pequena rampa, a qual não possui corrimão nem sinalização tátil.

Neste espaço, e em vários outros pontos da praça, existem bancos para descanso, proporcionando conforto aos visitantes.


imagemNesta imagem podemos observar algumas lixeiras. Estes mobiliários estão bem distribuídos na praça e não atrapalham a circulação no local.

O piso da praça é regular, firme e estável, tornando a circulação segura e confortável.

No fundo da imagem há um parquinho, o qual estava repleto de crianças desfrutando dos brinquedos no dia da nossa visita. O brinquedos foram instalados sobre tatames, os quais, além de mais confortáveis que o piso, ajudam a amortecer o impacto no caso de quedas.


Não pudemos detalhar melhor a área do parquinho porque haviam muitas crianças no local.


imagemExistem vendedores ambulantes na praça, a maioria oferecendo alimentos como pipoca e suco. Entretanto, em nenhum ponto esses vendedores atrapalhavam a circulação das pessoas.


É marcante a falta de manutenção da vegetação, tornando o ambiente sujo.


IMG_5234No espaço destinado à prática de exercícios físicos, existe um aparelho destinado a cadeirantes, o qual permite exercitar os braços.

Este aparelho está sinalizado por uma placa com a seguinte informação: “Equipamento Exclusivo Portadores de Necessidades Especiais”. Logo abaixo desses dizeres, há na placa um Símbolo Internacional de Acesso. Vale lembrar que o termo correto é “pessoa com deficiência” e não “portadores de necessidades especias”.


Leia também: Sanitário acessível da Praça Ary Coelho


Maria Alice Furrer

Data das fotos: 05/11/2013



Uma ideia sobre “Praça Ary Coelho

  1. Pingback: Sanitário acessível da Praça Ary Coelho | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *