Praça Ary Coelho
Publicado em: 06.novembro.2013
Por: Acessibilidade na Prática
A Praça Ary Coelho fica situada no Centro de Campo Grande (MS). O local abrigou o primeiro cemitério de Campo Grande (na época, arraial de Santo Antônio), tornando-se praça em 1909 com o novo traçado da cidade. Em 1954 recebeu o nome de Praça Ary Coelho, em homenagem ao Prefeito de Campo Grande Ary Coelho de Oliveira, assassinado em 1952, em Cuiabá (MT). A praça costuma abrigar shows musicais e apresentações de teatro e capoeira. É a praça mais tradicional da capital sul-mato-grossense. (Fonte: Wikipédia)
Em 2012, foi inaugurada a 16ª revitalização da praça. Será que a prefeitura “lembrou” da acessibilidade? Vamos conferir!Esta é uma das entradas da praça. As demais seguem o mesmo padrão.
Os portões permanecem abertos e o seu vão livre é condizente com o fluxo de visitantes do local.
Não há sinalização tátil indicando as entradas. Encontramos o piso tátil somente nas calçadas do entorno da praça.
No centro da foto existe uma pequena placa com informação visual, indicando o nome da praça. Podemos ver a placa com maior detalhe na foto abaixo.Os dizeres da placa possuem fonte pequena, dificultando a leitura.
O fundo da placa é preto e as letras são brancas, proporcionando bom contraste de cores. Porém, se as letras estivessem numa fonte mais apropriada, a leitura seria mais fácil.
Esta é uma estátua presente no centro da praça, representando o Prefeito Ary Coelho. Ao seu redor, há um pequeno canteiro com vegetação baixa.
Além da informação visual, não há outro tipo de sinalização indicando ou descrevendo o monumento. Por estar numa altura elevada e cercada por um canteiro, os deficientes visuais sequer podem tocá-la.
A sinalização visual (placa) é de baixa legibilidade. Assim, qualquer pessoa pode ser privada do seu conteúdo.Este é um monumento registrando a revitalização da praça. A placa possui fundo metálico, o que dificulta a leitura principalmente se houver alta incidência luminosa.
Esta imagem e as anteriores mostram que muitas pessoas são privadas de informação no local. Além de haver pouca sinalização, as existentes são apenas visuais e de baixa legibilidade. Circulando pela praça, dificilmente um turista, por exemplo, conseguirá localizar-se com facilidade.
O chafariz (centro da foto) possui ao seu redor canteiros cercados por pequenas muretas, as quais são utilizadas também como bancos para se sentar. As muretas possuem quinas vivas, tornando-se um risco no caso de quedas.
No centro da foto existe um espaço mais reservado, que serve também de palco para shows e apresentações.
Novamente, mais uma estrutura da praça sem nenhum tipo de sinalização.
Por estar em um nível mais alto, o acesso a este local pode ser feito por escada ou rampa, que será melhor visualizado na foto abaixo.Tanto a rampa quanto a escada não possuem sinalização tátil. O corrimãos de ambas estruturas não são adequados.
A rampa possui corrimão apenas em um dos lados, dificultando sua utilização.
Este é outro local mais reservado. Para acessá-lo, é necessário utilizar uma pequena rampa, a qual não possui corrimão nem sinalização tátil.
Neste espaço, e em vários outros pontos da praça, existem bancos para descanso, proporcionando conforto aos visitantes.Nesta imagem podemos observar algumas lixeiras. Estes mobiliários estão bem distribuídos na praça e não atrapalham a circulação no local.
O piso da praça é regular, firme e estável, tornando a circulação segura e confortável.
No fundo da imagem há um parquinho, o qual estava repleto de crianças desfrutando dos brinquedos no dia da nossa visita. O brinquedos foram instalados sobre tatames, os quais, além de mais confortáveis que o piso, ajudam a amortecer o impacto no caso de quedas.
Não pudemos detalhar melhor a área do parquinho porque haviam muitas crianças no local.Existem vendedores ambulantes na praça, a maioria oferecendo alimentos como pipoca e suco. Entretanto, em nenhum ponto esses vendedores atrapalhavam a circulação das pessoas.
É marcante a falta de manutenção da vegetação, tornando o ambiente sujo.No espaço destinado à prática de exercícios físicos, existe um aparelho destinado a cadeirantes, o qual permite exercitar os braços.
Este aparelho está sinalizado por uma placa com a seguinte informação: “Equipamento Exclusivo Portadores de Necessidades Especiais”. Logo abaixo desses dizeres, há na placa um Símbolo Internacional de Acesso. Vale lembrar que o termo correto é “pessoa com deficiência” e não “portadores de necessidades especias”.
Leia também: Sanitário acessível da Praça Ary Coelho
Maria Alice Furrer
Data das fotos: 05/11/2013
Pingback: Sanitário acessível da Praça Ary Coelho | Acessibilidade na Prática