Ponto de ônibus – Av. Fernando Corrêa da Costa

Publicado em: 09.junho.2011

Por: Acessibilidade na Prática

Este ponto de ônibus fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, esquina com a Rua 13 de Maio, no centro de Campo Grande – MS. Estas vias possuem intenso tráfego de veículos e ônibus, além de existir uma escola nesta quadra, ou seja, em determinados horários, há um grande fluxo de pedestres e veículos neste local.
 
 

 

 

Como vários outros na cidade, este ponto de ônibus não possui composição de sinalização tátil de alerta e direcional, a qual garante a segurança e a orientação dos deficientes visuais. A sinalização tátil de alerta deveria ser instalada ao longo do meio fio, e o piso tátil direcional demarcando o local de embarque e desembarque, como ilustra a figura abaixo:

 

 
Exemplo de sinalização tátil em pontos de ônibus – vista superior.
Fonte: NBR9050/2004

 

 

 
 
Além da ausência de sinalização tátil em cor contrastante com a do revestimento da calçada, observem que o ponto está interferindo na faixa livre de pedestres. O estreitamento da faixa é potencializado pela vegetação (planta no canto direito da foto), que está projetada em direção à faixa livre, diminuindo ainda mais a área de circulação destinada aos pedestres.
 
 
Maria Alice Furrer
 
Fotos: 30/04/2011

Uma ideia sobre “Ponto de ônibus – Av. Fernando Corrêa da Costa

  1. Pingback: Alguns pontos de ônibus de Campo Grande | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *