Parque Infantil Adaptado de Campo Grande

Publicado em: 18.março.2015

Por: Acessibilidade na Prática

Depois de muito esperar, Campo Grande (MS) ganhou seu primeiro parque adaptado, instalado no Parque das Nações Indígenas.


fotoO Parque Infantil Adaptado, assim denominado, tem fácil acesso e fica próximo a uma das entradas do Parque das Nações Indígenas, onde também há vagas reservadas de estacionamento.

Próximo aos brinquedos existem dois totens com informações visuais. O totem da direita da foto é da Vanzetti, empresa responsável por dois brinquedos instalados no parque. Atrás deste totem existem algumas instruções de uso dos brinquedos, melhor visualizadas na foto abaixo.



fotoAs informações do totem são apenas visuais e possuem boa legibilidade. Além de informar como usar alguns brinquedos, menciona a capacidade máxima de outros, como por exemplo a do carrossel.

A empresa disponibiliza em seu site um vídeo que explica o modo de usar cada brinquedo. Para assisti-lo, clique aqui.


DfotoNa esquerda da foto, fora da grade, estão as vagas reservadas de estacionamento, bem próximas ao parque adaptado.

O Parque das Nações Indígenas possui uma extensa área verde. Para facilitar o deslocamento até os brinquedos, foi construído um percurso com piso regular, firme e estável.

Este brinquedo é o carrossel, com capacidade para quatro crianças, incluindo dois espaços devidamente planejados para cadeirantes.


fotoEste é o balanço frontal, onde um dos dois espaços é destinado a uma criança cadeirante.

Para subir a cadeira de rodas é necessário empinar sua parte dianteira. Por isso, é indispensável a presença de um adulto.

No fundo da foto, à direita, há outro balanço frontal (vermelho), mas sem espaço para cadeira de rodas. Um detalhe deste balanço são seus bancos com uma largura maior, acomodando mais crianças no mesmo banco.


fotoNeste conjunto de brinquedos, com balanços e escorregador, o mais interessante são os balanços com adaptações para crianças com controles de tronco e de cabeça fracos.


Maria Alice Furrer

Fotos: 10/03/2015



2 ideias sobre “Parque Infantil Adaptado de Campo Grande

    • Olá, Karine! Infelizmente não conheço nenhuma empresa especializada nisso, e até duvido que exista alguma. Acredito que a melhor alternativa será você procurar um serralheiro de boa vontade e explicar a ele o que você precisa, preferencialmente com a orientação de um profissional de reabilitação (fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional). Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *