Novas vagas reservadas de estacionamento do Mercado Municipal de Campo Grande

Publicado em: 22.junho.2016

Por: Acessibilidade na Prática

Em 2012, estivemos no Mercado Municipal de Campo Grande – o “Mercadão” – para conhecer um pouco da acessibilidade do local. Na época, um dos posts que fizemos tratou, entre outros detalhes, das vagas reservadas de estacionamento.

Agora, em 2016, ao passarmos novamente pelo local, percebemos que foram realizadas algumas modificações no estacionamento, inclusive nas vagas reservadas. Confiram!


img_8012A imagem acima mostra dois carros estacionados lado a lado, onde ambos ocupam as duas vagas reservadas mais próximas da entrada do Mercado Municipal.

Percebemos que o local das vagas continua o mesmo, sendo alterada apenas a sinalização horizontal (pintura no chão). Porém, com a mudança dessa sinalização, o espaço da vaga piorou em alguns aspectos.

O primeiro ponto a ser notado é que a faixa de travessia de pedestres, que fica entre as duas vagas, ficou mais larga. Seria um ponto positivo se o carro estacionado na vaga da direita não fosse obrigado a invadir parte da faixa para estacionar. Espaço suficiente para a faixa e para a vaga existe, mas foi mal aproveitado.

Outro ponto negativo é a presença de um cone no meio da faixa de travessia, que provavelmente estava “reservando” a vaga reservada. Quem estacionou no local provavelmente foi obrigado a retirar o cone da vaga, mas acabou deixando-o sobre a faixa.

Assim como observado na nossa primeira visita, a faixa branca entre as vagas reservadas é uma “faixa de travessia de pedestres”, ou seja, essas vagas não possuem espaço adicional de circulação (faixa amarela) para auxiliar o embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Não há sinalização vertical (placa) nessas vagas reservadas.


mercadoEsta é uma visão mais aproximada da foto anterior, detalhando a vaga da direita. Por este ângulo, podemos observar melhor o espaço da faixa de travessia ocupado pelo carro estacionado.

Outro detalhe importante, porém pouco visível nesta foto, é que o Símbolo Internacional de Acesso, o qual compõe a sinalização horizontal (pinturas no chão), está localizado muito ao fundo da vaga, dificultando a localização da mesma por quem circula de carro pelo estacionamento.



Leia também:
Acesso ao Mercado Municipal de Campo Grande

Vagas reservadas e circulação interna do Mercado Municipal de Campo Grande


Maria Alice Furrer

Fotos: 21/06/2016



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *