Estacionamento e acesso da Loja Havan

Publicado em: 27.maio.2015

Por: Acessibilidade na Prática

A Loja de Departamentos Havan possui 90 lojas espalhadas por vários estados do Brasil. Atualmente, além das lojas, o Grupo Havan também contempla empreendimentos nos segmentos de geração de energia elétrica, postos de combustível, factoring, hotelaria, entre outros.

Em 2014, foram inauguradas duas filiais da Loja Havan em Campo Grande (MS), sendo a primeira localizada na Avenida Ernesto Geisel e a segunda na Avenida Cônsul Assaf Trad.

Fizemos um passeio pela Havan da Avenida Cônsul Assaf Trad, que possui um padrão de acessibilidade muito semelhante ao da outra Loja Havan da cidade. Conheçam abaixo alguns detalhes do estacionamento e do acesso dessa loja.


2015-05-24 23.08.08A entrada e saída de veículos é realizada pela Avenida Consul Assaf Trad. A sinalização dentro do estacionamento é bastante clara, facilitando a condução dos motoristas e, consequentemente, o fluxo de veículos.

Há inúmeras vagas reservadas, tanto no estacionamento aberto quanto no coberto. As vagas ficam próximas da entrada e estão localizadas em rotas acessíveis, facilitando o acesso de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

Todas as vagas possuem este padrão de sinalização, onde existe apenas a sinalização horizontal (pintura no chão). A norma técnica exige também a sinalização vertical (placas) para facilitar a localização das vagas, facilidade esta que ficou prejudicada nesse estabelecimento.

Na foto acima, onde aparecem algumas vagas do estacionamento descoberto, as demarcações no chão estão bem visíveis. Porém, em algumas outras vagas, a sinalização do piso está gasta, principalmente em algumas vagas do estacionamento coberto.


A sinalização horizontal da vaga para pessoas com deficiência conta com o espaço adicional de circulação, mas o mesmo deveria estar pintado de amarelo e não de branco. As outras demarcações da vaga estão corretas.

Já é sabido que o Símbolo Internacional de Acesso contempla também os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida. No entanto, o estatuto do idoso exige outra demarcação de vagas. A loja tomou este cuidado, e assim como nas vagas para pessoas com deficiência, reservou vagas para idosos em vários pontos do estacionamento.



fotoO acesso à loja é feito por duas portas, como visualizado na foto acima. 

O primeiro acesso é pelo estacionamento descoberto, e o segundo, ao fundo da foto, é feito pelo estacionamento coberto. A entrada é plana e, para acessar o piso superior da loja, existe uma esteira rolante (lado direito da imagem). A saída é feita por uma longa rampa. (A esteira rolante e a rampa serão abordadas num próximo post.)

Em ambos os acessos, as portas ficam constantemente abertas, e possuem um vão livre satisfatório pelo fluxo de pessoas no local. Logo após a entrada, em ambas portas, há capachos não nivelados com o piso, podendo causar tropeços e quedas.

A sinalização visual no acesso é legível e bem destacada, facilitando sua leitura. Entretanto, a sinalização tátil no estabelecimento é inexistente.


Leia também:

Circulação interna da Loja Havan

Sanitário acessível da Loja Havan


Maria Alice Furrer

Data das fotos: 20/05/2015



2 ideias sobre “Estacionamento e acesso da Loja Havan

  1. Pingback: Circulação interna da Loja Havan | Acessibilidade na Prática

  2. Pingback: Sanitário acessível da Loja Havan | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *