Escada do Pátio Central Shopping

Publicado em: 11.julho.2011

Por: Acessibilidade na Prática

Inaugurado em 14 de janeiro de 2009, o Pátio Central Shopping fica localizado na Rua Cândido Mariano 1380, em Campo Grande (MS). O shopping possui três acessos: um pela Rua Cândido Mariano, no trecho entre a Avenida Calógeras e a Rua 14 de Julho, e os outros pelas lojas âncoras Marisa, na Rua Dom Aquino, e Mega Jeans, na Rua 14 de Julho.

Além das mais de 50 lojas e uma praça de alimentação com opções variadas, o empreendimento abriga prestadores de serviços como Detran, Lotérica, Posto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública e outros.

A seguir, veremos alguns detalhes da escadaria interna, que serve de acesso ao shopping pelo estacionamento (subsolo).


Esta porta de duas folhas dá acesso à escadaria que nos leva até o estacionamento do subsolo. A placa com informações acima da porta possui a letra com fonte muito pequena, dificultando a leitura. O vão mínimo de uma das folhas da porta é satisfatório, e a outra folha tem possibilidade de ser aberta.


A escada está associada a um elevador, garantindo o acesso de todo o público. Este ambiente da escadaria é todo claro, inclusive o piso, onde, dependendo da incidência de luz, pode ocasionar um ofuscamento da visão em idosos, por exemplo, podendo causar um acidente.

Os degraus apresentam sinalização visual na borda do piso, em contraste com a cor do acabamento. Porém, sendo o piso claro e a sinalização metálica, dependendo da quantidade de iluminação, também pode haver ofuscamento da visão.

Não existe sinalização tátil de alerta no início e término da escada, em cor contrastante com a do piso, afastada no máximo 0,32 m da área que ocorre a mudança de plano.


Entre os lances da escada, existem patamares (espaço existente no topo de uma escada) com dimensão longitudinal satisfatória, possuindo a dimensão igual à largura da escada quando há mudança de direção entre um lance da escadaria e o outro.

Presença de corrimão bilateral nas escadas, porém a sua altura de instalação não foi mensurada.  Os corrimãos laterais (neste caso, os que estão fixados na parede) deveriam ser contínuos, sem interrupção também nos patamares das escadas, o que não ocorre (como é ilustrado na foto). Ainda em relação ao corrimão lateral, ele deveria prolongar-se pelo menos 30 cm antes do início e após o término da escada, sem interferir na área de circulação.


A NBR 9050/2004 recomenda que os corrimãos sejam sinalizados através de anel com textura contrastante com a superfície do corrimão, instalado 1,00 m antes das extremidades e sinalização em Braille, informando sobre os pavimentos no início e no final das escadas fixas, instalado na região superior do prolongamento horizontal do corrimão. A figura abaixo demonstra o exemplo de um corrimão corretamente sinalizado.




Na porta do final da escadaria, que dá acesso ao estacionamento do subsolo, notamos que, além da ausência de sinalização tátil de alerta no piso, existe um capacho não nivelado, dificultando o acesso e interferindo na identificação tátil e visual da presença de uma escada fixa.

Apesar do prédio ter sido construído recentemente, analisando apenas este espaço já podemos notar que algumas alterações devem ser feitas para garantir a acessibilidade e, conseqüentemente, a segurança das pessoas que frequentam o local.


Leia também: Sanitário acessível do Pátio Central Shopping


Maria Alice Furrer

Fotos: 11/06/2011



2 ideias sobre “Escada do Pátio Central Shopping

  1. Estimado Frederico,

    Primeiramente parabéns pelo blog.

    Não tenho mobilidade reduzida, mas em nosso condomínio não possuimos nenhum dos requisitos mínimos de acessibilidade.

    Ficaria muito feliz se você pudesse visitar o nosso blog e emitir uma opinião a respeito.

    O pior de tudo é que nosso prédio foi entregue em meados de 2010. A nossa maior revolta é que a municipalidade alvara de obras e habite-se para um prédio completamente fora das normas técnicas e legislações vigentes.

    Sucesso e parabéns pelo blog!

    Um cordial abraço,

    Walter Costa Junior

    http://wjuniorr.blogspot.com/2011/06/ed-meridian-vs-acessibilidade-vs-orgaos.html

  2. Pingback: Sanitário acessível do Pátio Central Shopping | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *