Circulação interna do Fórum de Campo Grande

Publicado em: 17.julho.2012

Por: Acessibilidade na Prática

O Fórum de Campo Grande (MS) fica localizado na Rua da Paz 74 e possui vários pavimentos. Neste post vamos observar a circulação interna do prédio, principalmente a do pavimento térreo.

Confiram também o acesso e o sanitário acessível do Fórum.

 
O piso tem superfície regular, firme e estável, ou seja, não provoca trepidação em cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê.

Apesar de não estar especificado na NBR 9050/2004, o piso com figuras geométricas não é indicado. Isso porque as figuras dão uma ideia de tridimensionalidade, podendo confundir qualquer pessoa, principalmente as com baixa visão.

O espaço interno é amplo e não há mapa tátil. O prédio possui estruturas edificadas que podem ser utilizadas como guia de balizamento por deficientes visuais, porém não são contínuas em vários pontos, sendo cabível a instalação de piso tátil.
 
No canto esquerdo da foto podemos identificar pessoas utilizando alguns dos balcões de serviço espalhados pelo estabelecimento. Sua altura não foi mensurada, mas não deve exceder 0,90 m do piso e deve possuir uma extensão de no mínimo 0,90 m.

 
O Fórum disponibiliza vários serviços, havendo assentos para espera em alguns pontos do prédio. Nestes locais, como registrado na foto acima, não há assentos reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, tão pouco espaço reservado para cadeirantes.


Este é um dos balcões de serviço ofericidos pelo estabelecimento. O balcão do centro da foto tem uma altura mais rebaixada.

No canto esquerdo da foto podemos ter uma noção da largura do corredor, o qual é amplo na maioria dos espaços, atendendo ao fluxo de pessoas que circulam pelo local.

 
Este é o balcão de informações, localizado logo na entrada, via Rua Barão do Rio Branco. O balcão possui duas alturas, sendo uma mais rebaixada, porém não garante a área de aproximação frontal de um cadeirante.

A placa sinalizando que este é o balcão de informações é apenas visual. E como a placa possui fundo metálico, a legibilidade torna-se prejudicada, principalmente quando há grande incidência de luz.

As informações táteis são praticamente nulas, e as visuais são escassas. Uma pessoa que não tenha como rotina a circular pelo Fórum terá de pedir ajuda para se localizar, pois as sinalizações não são adequadas.

 
Esta é a rampa que está localizada no centro do Fórum. Sua estrutura é inadequada, bem como sua sinalização.

Sua inclinação não é suave e demanda um gasto energético considerável para subir ou descer, e não há patamares de descanso.
 
Em rampas, os corrimãos devem ser instalados com duas alturas, o que não ocorre neste caso. 
 
Assim, além de possuir  uma subida e uma descida cansativas, esta rampa não oferece segurança e autonomia.
 
O espaço interno e comandos de acionamento dos elevadores não foram registrados. A sinalização tátil de alerta junto às portas dos elevadores é ausente.

Estes elevadores podem ser utilizados como rota opcional à rampa, ilustrada na foto anterior.
Estas escadas também são utilizadas como rota alternativa. Elas são internas, compondo aparentemente uma rota de fuga.

Não há sinalização visual e tátil, como especifica a norma técnica.
 
 
Maria Alice Furrer
 
Fotos: 14/06/2012
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *