Circulação interna da Loja Havan

Publicado em: 04.junho.2015

Por: Acessibilidade na Prática

Continuando nosso tour pela Havan da Avenida Cônsul Assaf Trad, em Campo Grande (MS), hoje vamos conhecer um pouquinho da circulação interna da loja.


2015-05-24 23.09.24Na entrada principal da loja há uma esteira rolante à direita e uma rampa à esquerda. A esteira é utilizada apenas para entrar na loja, que fica no primeiro andar. Para sair da loja, é necessário utilizar a rampa.

Ao lado da esteira rolante existe um espaço onde são disponibilizados carrinhos de supermercado e cadeiras de rodas. O ambiente é organizado, porém falta informação tátil e visual.


2015-05-24 23.08.41-1Este é o final da rampa, utilizada somente para sair da loja. 

Não há sinalização tátil indicando a presença dessa rampa.

Os corrimãos não são bilaterais e não possuem prolongamentos de 30 cm antes do seu início e após o seu final como exige a norma técnica.

Dependo da iluminação, o predomínio da cor branca desse ambiente pode causar ofuscamento visual, especialmente em idosos e em alguns casos de pessoas com baixa visão.

A rampa é extensa, mas possui patamares de descanso para amenizar o esforço durante a descida. Outro ponto positivo é a presença de barras contínuas no chão, rentes à largura da rampa, as quais servem como guia de balizamento para deficientes visuais.

No canto esquerdo da foto existe uma caixa de incêndio suspensa, sinalizada apenas visualmente. Por se tratar de um obstáculo suspenso e não possuir sinalização tátil no piso, deficientes visuais podem vir a se chocar e se machucar.


2015-05-24 23.08.32Para chegar até o pavimento superior, o acesso é feito por uma esteira rolante inclinada. Não há nenhuma sinalização tátil de alerta indicando a presença da esteira. Também deveria haver sinalização visual e tátil com instruções de uso do equipamento.

No inicio da esteira há duas pequenas barreiras amarelas nas laterais (no piso). Além dessas barreiras aparentemente não terem função alguma, elas podem causar tropeços e quedas.


2015-05-24 23.09.01Os corredores da loja são amplos e organizados, permitindo uma boa circulação.


2015-05-24 23.09.08 editNão há caixas preferenciais, mas os vãos entre os caixas possuem uma largura satisfatória.

No caixa do lado esquerdo da foto podemos observar uma máquina de cartão de crédito, a qual está muito elevada. Porém, se necessário, a máquina pode ser deslocada para baixo caso um cadeirante ou uma pessoa de baixa estatura precise utilizá-la.


2015-05-24 23.09.13Esta é a saída da loja. Depois de passar pelos caixas, os clientes podem acessar o balcão do pacote (à direita ) ou acessar a rampa de saída (à esquerda).


Leia também:

Estacionamento e acesso da Loja Havan

Sanitário acessível da Loja Havan



Maria Alice Furrer

Fotos: 20/05/2015



2 ideias sobre “Circulação interna da Loja Havan

  1. Pingback: Estacionamento e acesso da Loja Havan | Acessibilidade na Prática

  2. Pingback: Sanitário acessível da Loja Havan | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *