Acessibilidade na Cidade do Natal – 2013

Publicado em: 22.janeiro.2014

Por: Acessibilidade na Prática

Para as festas de 2013, a Cidade do Natal sofreu algumas alterações em sua estrutura: os chalés (lanchonetes) foram reformados e a Casa do Papai Noel foi substituída, recebendo um novo tema simulando a fábrica de brinquedos do Papai Noel. As atividades festivas foram até o dia 05 de janeiro de 2014. (Fonte: G1)

Por se tratar de uma atração bastante visitada por turistas e moradores de Campo Grande, visitamos o local desde 2010 com a finalidade de verificar as condições de acessibilidade.

imagem
Neste ano, infelizmente, conseguimos realizar nossa visita somente depois do término das atividades da Cidade do Natal. Como os posts dos anos anteriores foram bastante detalhados, dessa vez resolvemos mostrar apenas as principais mudanças que encontramos.


imagemA maior modificação foi na Casa do Papai Noel, onde até o ano de 2012 o acesso era feito por meio de uma passarela não acessível. Com a reforma, foi instalada uma rampa com corrimãos bilaterais, porém estes não acompanham toda a extensão da subida e não possuem duas alturas conforme exige a norma técnica. Na verdade, os  corrimãos dessa rampa possuem função de guarda-corpos.

Não há piso tátil de alerta no início e final da rampa.


imagemNa saída da Casa do Papai Noel existe um degrau, o qual não pode ser vencido por “todos” os visitantes.

Por conta da data da nossa visita, não conseguimos verificar as condições dos sanitários, que são estruturas importantes e sempre deixaram muito a desejar. No geral, as outras instalações permanecem inalteradas se comparado às edições anteriores da Cidade do Natal. 

É uma pena, mas pelo 4º ano consecutivo a Cidade do Natal não foi amigável às pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção…


Confiram as visitas anteriores:
2010
2011
2012


Maria Alice Furrer

Fotos: 12/01/2014




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *