Casa do Papai Noel – Shopping Norte Sul Plaza

Publicado em: 08.janeiro.2012

Por: Acessibilidade na Prática

O Norte Sul Plaza é o mais novo shopping de Mato Grosso do Sul e, como não poderia ser diferente, está decorado com motivos natalinos. Existe inclusive a Casa do Papai Noel, aberta ao público para visitação. Vamos conferir a acessibilidade desta atração!
 

Esta é a entrada da Casa do Papai Noel, com sinalização apenas visual, feita por uma placa que não está ilustrada na foto. A decoração está agradável, e o espaço de circulação do local acomoda o fluxo de visitantes.
 
Logo na entrada da casa existe um degrau, formado entre o piso do shopping e o da Casa do Papai Noel, o qual não está sinalizado, podendo causar tropeços e quedas.

 
Este é o corredor interno da Casa do Papai Noel, de onde é possível admirar todas as partes da casa. O corredor permite a passagem de uma cadeira de rodas tranquilamente, porém uma de cada vez. Como o ambiente é pequeno e o fluxo de pessoas é em sentido único, a largura é satisfatória.
 
O piso não é trepidante, proporcionando conforto ao circular pelo local.

 
Cada cômodo da casa é protegido por uma pequena cerca verde, feita de madeira. O visitante pode contemplar esta decoração apenas visualmente, ou seja, o público com deficiência visual não desfrutará da atração, já que não há como tocar nos objetos e não existe material descritivo em Braille.
 
Em Campo Grande (MS) existem instituições que realizam a impressão em Braille. Assim, qualquer estabelecimento da cidade pode oferecer este tipo de material aos clientes com deficiência visual, como roteiros, cardápios, instruções e outros.

Um mapa tátil também ajudaria o deficiente visual a se localizar melhor.

A presença de um intérprete de Libras e textos descritivos facilitariam a compreensão da atração pelos deficientes auditivos.

 
A saída da casa também possui apenas sinalização visual (placa no canto esquerdo da foto). Nesta imagem, podemos ter uma noção melhor da largura do corredor.

 
Assim como na entrada, também há um degrau não sinalizado na saída. Este degrau causa trepidação, além de oferecer risco a um visitante distraído, por exemplo.


Maria Alice Furrer

Colaboração: Milena de Ré

Fotos: 29/12/2011
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *