Acessibilidade no Áquila Fast Food

Publicado em: 20.novembro.2013

Por: Acessibilidade na Prática

Inaugurado em setembro de 1991, o Áquila Fast Food é uma sanduicheria bastante tradicional em Campo Grade (MS), localizada na Rua Dr. Arthur Jorge 2018, Bairro São Francisco.



imagemEsta é a vaga reservada disponível no estacionamento da sanduicheria.


A vaga fica praticamente ao lado de uma das entradas do estabelecimento (canto superior direito da foto).

O piso é firme, regular e estável, e o percurso do estacionamento até o interior da lanchonete é levemente inclinado, tornando o acesso fácil e confortável.


A vaga está disposta em 90º e possui espaço adicional de circulação em ambos os lados. Isso atende tanto ao motorista quanto ao passageiro que tenha dificuldade de locomoção. 

Sua localização evita que a pessoa circule entre os outros veículos, proporcionando maior segurança.

Quanto à sinalização, tanto a horizontal (no piso) quanto a vertical (placa) não atendem todas as especificações da norma técnica, porém facilitam a localização da vaga dentro do estacionamento.



imagemEsta é a outra entrada da lanchonete. Nesta imagem, é possível observar que há espaço suficiente para circular neste corredor, formado pelas mesas e cadeiras. 


imagemEsta é uma imagem mais aproximada da entrada ilustrada na foto anterior.

Como há uma pequena rampa nesta entrada, foram instalados adequadamente corrimãos bilaterais com duas alturas.

Não há sinalização tátil nos corrimãos.

Na frente desta entrada existe um rebaixamento de guia na calçada, devidamente sinalizado com piso tátil de alerta. Quando a foto foi feita, dois carros estacionados bloqueavam parte da passagem do rebaixamento, tornando-o inutilizável.


imagemEsta é a disposição das mesas e cadeiras de uma parte da área externa da sanduicheria.

O espaço entre as mesas é suficiente para circular com uma cadeira de rodas, por exemplo. No entanto, quando o local está lotado, as cadeiras consequentemente ficam mais afastadas das mesas, dificultando ou até impossibilitando a circulação. Nesses casos, é necessário pedir às pessoas que abram caminho, o que é constrangedor para quem necessita de passagem.


imagemA maioria das mesas da área externa segue este padrão, onde sua base e sua área livre inferior impedem a aproximação frontal de um cadeirante.


Relembrando: as mesas ou superfícies devem possuir altura livre inferior de no mínimo 0,73 m do piso, com uma altura entre 0,75 m e 0,85 m, permitindo um avanço frontal de 0,50 m.


imagemEste é o padrão das mesas localizadas no ambiente interno da lanchonete. As condições de aproximação frontal são mais adequadas que as das mesas do ambiente externo, mas ainda não atendem todas as especificações, principalmente devido ao modelo da base, o qual é central.

A circulação neste ambiente é semelhante à do ambiente externo.


imagem

Este é o balcão acessível onde os clientes realizam seus pagamentos. O mobiliário é sinalizado apenas visualmente, com o Símbolo Internacional de Acesso, e não permite a aproximação frontal de um cadeirante.

Para proporcionar acessibilidade aos balcões, a norma técnica preconiza que um balcão comum tenha uma parte da sua superfície com no mínimo 0,90 m de extensão e uma altura de no máximo 0,90 m do piso.


Leia também: Sanitários acessíveis do Áquila Fast Food


Maria Alice Furrer


Data das fotos: 09/11/2013



Uma ideia sobre “Acessibilidade no Áquila Fast Food

  1. Pingback: Sanitários acessíveis do Áquila Fast Food | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *