Acesso e circulação interna da Adega Colonial

Publicado em: 05.agosto.2015

Por: Acessibilidade na Prática

A Adega Colonial é um restaurante localizado na Rua Paraíba 214, Jardim dos Estados, Campo Grande – MS. 

As imagens a seguir não estão muito nítidas devido principalmente à pouca iluminação, mas elas nos dão uma boa noção sobre alguns aspectos da acessibilidade do local.


imagemA calçada da Adega Colonial é regular em praticamente toda sua extensão, proporcionando uma circulação segura e confortável. Entretanto, é utilizada inadequadamente como estacionamento para motos. Em casos como esse, é necessário sinalização e espaço adequados para utilizar a calçada como acomodação de veículos.


imagemNos deparamos com dois degraus logo na entrada, os quais não atendem nenhum critério estabelecido pela NBR 9050/2004.

A porta foi aberta por um garçom, mas não é possível garantir que isso seja feito para todos os clientes.


imagemExiste uma área térrea logo depois da entrada, onde fica o caixa. Nesse local, a iluminação é “normal”, ou seja, não é reduzida como nos outros ambientes do restaurante.


Para acessar um ambiente mais aconchegante e com iluminação menor, é necessário descer alguns degraus, os quais novamente não atendem nenhum critério da norma técnica.

Não nenhum tipo de sinalização tátil no estabelecimento.


imagemPor esta foto, apesar de desfocada, é possível perceber que há espaço suficiente para um cadeirante, por exemplo, circular até a mesa. Isso é possível em todo o espaço do restaurante.

Apesar da Adega Colonial tratar muito bem seus clientes e oferecer um ambiente bastante aconchegante, seus administradores deixaram a diversidade de lado e não se preocuparam em atender uma fatia considerável do mercado, formada por pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Assim, cadeirantes, idosos e deficientes auditivos, por exemplo, não poderão usufruir do local e, consequentemente, o estabelecimento não poderá lucrar com eles.


Maria Alice Furrer


Fotos: 30/07/2015



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *