Acesso do Supermercado Legal

Publicado em: 30.setembro.2015

Por: Acessibilidade na Prática

A rede Legal Supermercados possui vários estabelecimentos em Campo Grande – MS. Neste post, analisaremos o acesso da loja localizada na Rua Dr. Arthur Jorge esquina com a Rua São Paulo.


imagemO estabelecimento é localizado numa esquina, com acesso pelas duas ruas. Os dois acessos possuem rampa.

Na foto acima podemos observar uma das rampas, que neste dia estava com seu acesso estreitado por um mobiliário colocado indevidamente sobre a calçada.

A calçada do supermercado possui piso tátil, mas a rampa não.

Além da ausência de sinalização tátil de alerta no inicio e final da rampa, a sinalização tátil do corrimão também é inexistente.

O corrimão não atende às especificações da norma técnica. Os corrimãos devem ser instalados em rampas e escadas, em ambos os lados, a 0,92 m e a 0,70 m do piso. Na imagem acima, constatamos que, além de ser unilateral, o corrimão não possui duas alturas.

No acabamento do corrimão também está ausente o prolongamento paralelo ao piso de pelo menos 0,30 m nas extremidades, sem interferir nas áreas de circulação.


fotoEsta é a mesma rampa descrita na foto anterior. Por esta imagem mais aproximada, podemos constatar que caixas e outros mobiliários alocados na rampa estreitam a passagem, prejudicando sua utilização. Esse tipo de problema é razoavelmente comum, porém de fácil solução, bastando um pouco de bom senso e organização.

A rampa possui guia de balizamento. Seu piso é firme, estável e antiderrapante.


fotoNa outra extremidade da rampa descrita anteriormente fica esta outra rampa, ou seja, as duas rampas foram feitas uma de frente para a outra. As partes mais elevadas das rampas se encontram e formam uma só estrutura, a qual é plana  e nivelada com porta da loja.

A inclinação é menor nesta área, mas mantém todas as características da outra rampa.

Os carrinhos de supermercado dispostos no patamar da rampa, logo na entrada do estabelecimento, dificulta e até impede a circulação de pessoas no local, principalmente usuários de muletas ou cadeiras de rodas.

O piso tátil direcional que aparece na foto é da calçada que circunda o supermercado. Esta rampa, assim como a anterior, não possui sinalização de alerta no seu início e final.



fotoEsta outra entrada da loja, voltada para a Rua São Paulo, não precisa de rampa pois é nivelada com a calçada.

Um tapete não nivelado com o piso está alocado logo na entrada do estabelecimento. Tapetes devem ser evitados em rotas acessíveis, e quando existentes, devem ser firmemente fixados ao piso, embutidos e nivelados de maneira que o desnível não exceda 5 mm. As superfícies não podem ter enrugamento e as felpas ou forros não podem prejudicar o deslocamento das pessoas. Essas especificações evitam possíveis quedas ou tropeços.

Além do tapete, há também um grande cesto de lixo, estreitando a passagem no vão da porta.


Maria Alice Furrer

Fotos: 01/09/2015



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *