Acesso do Shopping Marrakech

Publicado em: 04.novembro.2015

Por: Acessibilidade na Prática

O Shopping Marrakech fica na Rua 25 de Dezembro 924, Bairro Jardim dos Estados, Campo Grande – MS. O prédio é razoavelmente antigo, mas sua entrada foi reformada recentemente. Confiram o resultado…


PostO acesso principal é feito por uma rampa com largura satisfatória, atendendo um grande fluxo de pessoas.

Na foto acima, podemos observar a presença de corrimãos bilaterais, porém instalados no meio da rampa, ou seja, nas laterais dos corrimãos “ainda há rampa”.

Nesta rampa, que visivelmente possui largura superior a 2,40 m, é necessária a instalação de no mínimo um corrimão intermediário, garantindo faixa de circulação com largura mínima de 1,20 m. Deixar apenas uma pequena parte da rampa com corrimão não é correto.

As extremidades dos corrimãos têm acabamento recurvado, são fixadas ao piso e possuem desenho contínuo (sem protuberâncias), porém não há  prolongamento de pelo menos por 0,30 m paralelamente ao piso.

No canto esquerdo da foto podemos visualizar um degrau isolado, sem nenhuma sinalização visual ou tátil, podendo causar acidentes. Em degraus isolados, deve existir uma barra de apoio horizontal ou vertical, com comprimento mínimo de 0,30 m e com seu eixo posicionado a 0,75 m de altura do piso. 


Post 1Nesta imagem aproximada, podemos observar com mais nitidez que há piso tátil no centro da rampa, o que não é correto. Pessoas com deficiência visual utilizam a guia de balizamento para se direcionarem em rampas e escadas, e estas guias podem ser de alvenaria ou outro material que cumpra a finalidade, com altura mínima de 5 cm.

Outro detalhe é o piso da rampa, que é de pedra miracema. Este revestimento não é indicado por ser irregular e trepidante.

Este acesso é um exemplo de que, em muitas situações, a falta de informação e orientação técnica geram estruturas “ditas” acessíveis. É visível o investimento feito para tentar adequar o acesso, mas infelizmente o resultado deixou muito a desejar.


Maria Alice Furrer

Fotos: 29/10/2015



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *