Acesso do Mercado do Produtor
Publicado em: 21.julho.2016
Por: Acessibilidade na Prática
O Mercado do Produtor possui acesso pelo seu estacionamento e pela Avenida Calógeras.O acesso pela Avenida Calógeras possui dois degraus associados a uma rampa.
Na calçada adjacente à entrada, existe piso tátil direcional e de alerta. No início da rampa observamos a presença do piso tátil de alerta, porém o mesmo não ocorre com os degraus.
A rampa não possui corrimão bilateral e sua inclinação não é adequada. No topo da rampa e dos degraus não há piso tátil de alerta, ou seja, quem está de saída do estabelecimento não é “avisado” da presença dessas estruturas, as quais, sem a devida sinalização, tornam-se possíveis obstáculos que colocam em risco a segurança dos clientes, especialmente os deficientes visuais.Entrando pela Avenida Calógeras, o cliente encontra primeiramente uma a lanchonete. Em seguida, há uma rampa que leva às gôndolas do mercado.
Apesar da rampa ser larga, há corrimão bilateral em apenas uma parte dela, contrariando a norma técnica de acessibilidade. Além disso, no topo da rampa onde estão os corrimãos, há carrinhos de compra impedindo a passagem de uma cadeira de rodas, por exemplo.
Mesmo presentes, os corrimãos não estão de acordo com a norma técnica: não possuem guia de balizamento nem acabamento recurvado paralelo ao piso.
Não há sinalização tátil no início e final da rampa.Esta é a entrada do mercado via estacionamento.
O acesso fica próximo as vagas reservadas, tornando a rota de acesso confortável.
O piso não é trepidante e o terreno é regular e plano.
Esta entrada está mais adequada se comparada à entrada pela Avenida Calógeras, porém ainda é deficiente quanto à sinalização, tanto tátil quanto visual.
Leia também: Vagas reservadas do Mercado do Produtor
Maria Alice Furrer
21/06/2016
Pingback: Vagas reservadas do Mercado do Produtor | Acessibilidade na Prática