Acesso do Cartório do 1º Ofício de Notas de Campo Grande

Publicado em: 28.setembro.2016

Por: Acessibilidade na Prática

O Cartório do 1º Ofício de Notas de Campo Grande (MS), Cartório Tomazoni, fica localizado na Rua Euclides da Cunha 140, Jardim dos Estados.

Confira neste post alguns detalhes do acesso ao prédio.


rampa escadaNas edificações e equipamentos urbanos, todas as entradas devem ser acessíveis, bem como as rotas de interligação às principais funções do edifício. Assim, podemos dizer que o acesso do estabelecimento contempla essa especificação da norma técnica, já que possui uma escada associada a uma rampa na sua entrada principal. Entretanto, não basta apenas que o prédio disponha de tais estruturas, mas elas precisam ser realmente acessíveis.

Iniciando pela escada, por se tratar de uma escadaria com largura superior a 2,40 m, há um corrimão intermediário, ou seja, entre os corrimãos bilaterais, atendendo aos critérios técnicos.

Os corrimãos laterais deveriam prolongar-se pelo menos 30 cm antes do início e após o término da rampa ou escada, sem interferir com áreas de circulação ou prejudicar a vazão. Isso facilita o equilíbrio para subir ou descer, e dá informação aos deficientes visuais que o terreno já é plano.

Não há sinalização visual nos degraus. Todo degrau ou escada deve possuir sinalização visual na borda do piso, em cor contrastante com a do acabamento, delimitando a área do degrau para evitar incidentes por confusão visual.

Antes da escadaria, há um degrau isolado, e este também deveria possuir corrimão.

Há guia de balizamento na escada.

A rampa possui piso com revestimento adequado e corrimão bilateral com duas alturas, porém sem o prolongamento paralelo ao piso. A guia de balizamento está presente em apenas um lado da rampa.

Não há sinalização tátil tanto no início quanto no final da rampa e escada.


patamar

Esta é uma visão aproximada do patamar da rampa descrita na foto anterior. Posteriormente ao patamar vemos a continuação da rampa, que dá acesso a duas entradas do cartório.

Um corredor plano dá acesso à entrada da esquerda. Já para chegar à entrada da direita há outra rampa, porém com corrimão apenas unilateral.

Podemos notar visualmente que a inclinação da rampa não é suave, sem contar que a presença de tanta rampa prejudica a estética da fachada do prédio. Assim, para facilitar o acesso e deixar o ambiente mais bonito, uma alternativa seria a instalação de uma plataforma elevatória, que ocuparia menos espaço e atenderia às necessidades dos clientes com dificuldade de locomoção. 

Há outro acesso por escadas na rua lateral, à esquerda da rampa demonstrada acima. A escada é mais estreita, mas suas outras características são semelhantes às da escada da primeira foto, com exceção do corrimão intermediário.


Maria Alice Furrer

Fotos: 10/09/2016



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *