Acesso da Casa Colonial

Publicado em: 07.dezembro.2016

Por: Acessibilidade na Prática

A Casa Colonial é uma galeteria típica do sul do Brasil, mas com um toque da culinária sul-mato-grossense. O restaurante fica localizado na Avenida Afonso Pena 3997, em Campo Grande – MS.


calçadaNão existe vagas reservadas ou estacionamento próximo ao restaurante, dificultando a parada de pessoas com dificuldade de locomoção.

 

No geral, a calçada é regular, firme e estável, mas não há piso tátil.


escadaO estabelecimento possui dois acessos para os clientes. Este é feito por meio de uma escada fixa com três degraus.

Nos dois lados da escada há dois vasos de plantas volumosos e não há corrimão, dificultando a transposição da escada, especialmente por idosos.

A escada não possui sinalização tátil nem visual.


rampaEste é o outro acesso ao restaurante, feito por meio de uma pequena rampa que também não possui corrimãos bilaterais nem sinalização tátil ou visual.

Os dois acessos ficam a aproximadamente 10 metros um do outro, o que não causa grandes problemas aos usuários. No entanto, no acesso principal, deveria existir uma sinalização indicando a entrada acessível.


cadeirasA rampa da foto anterior dá numa varanda, um espaço externo da galeteria. Acessando o estabelecimento por este local, é necessário passar por uma área contendo mesas e cadeiras, mas que permite uma boa circulação com a cadeira de rodas.


rampaDepois de passar pela varanda, ainda é necessário transpor outra rampa, a qual liga a área externa ao interior do estabelecimento. Esta rampa possui inclinação axcessiva, dificultando sua utilização.


À esquerda da rampa podemos ver um corrimão, o qual é unilateral e não atende os critérios da NBR 9050/2015.

Esta rampa também não possui nenhum tipo de sinalização tátil ou visual.


portaLogo após a rampa da foto anterior (para quem entra no restaurante) existe esta porta, a qual foi aberta por um funcionário no momento da nossa chegada. A porta permite tranquilamente a passagem de um cadeirante por vez, mas sua abertura é dificultada pela ausência de maçaneta.


Maria Alice Furrer 

Fotos: 06/10/2016



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *