Acesso ao Tribunal do Júri de Campo Grande

Publicado em: 19.julho.2012

Por: Acessibilidade na Prática

O Tribunal do Júri é parte integrante do prédio do Fórum de Campo Grande (MS), localizado na Rua da Paz número 74. Seu acesso pode ser feito pela Rua Barão do Rio Branco ou pela Rua 25 de Dezembro. Confiram!


Acesso pela Rua Barão do Rio Branco
 
O acesso pode ser feito pela escada (esquerda da foto) ou pela rampa associada (centro da foto).

Tanto a escada quanto a rampa não possuem corrimão, comprometendo a segurança e dificultando sua utilização.

O revestimento do piso é antiderrapante, porém é de cor clara, podendo ocasionar ofuscamento da visão em dias de maior incidência luminosa.

A rampa possui paredes laterais que são utilizadas como guia de balizamento por deficientes visuais.

 
Presença de piso tátil de alerta, em com cor contrastante com a do piso, no início e término da escada. Entretanto, o ideal seria que esta sinalização tátil fosse instalada 30 cm antes do início e depois do término da escada, apesar da norma técnica estabelecer o 'máximo' de 32 cm afastada do degrau.

O revestimento do piso da escada é de cor clara com bordas escuras, gerando um contraste visual que ajuda no dimensionamento dos limites dos degraus.

 
Esta é a rampa associada à escada, também descrita na primeira foto.

Além de não haver corrimão, sua inclinação é considerável, fatores que dificultam ou até a impossibilitam algumas pessoas de subir ou descer a rampa com segurança, conforto e autonomia.

Não há sinalização tátil no início e término da rampa, ou seja, deficientes visuais não serão alertados da presença desta estrutura.


Há piso tátil desde a calçada externa, conduzindo os deficientes visuais até a entrada do Tribunal.

O piso da entrada também é claro, podendo causar ofuscamento da visão.

Existe uma pequena rampa alternativa (centro esquerdo da foto) para chegar à entrada, pois há um degrau entre a calçada e o piso que antecede a porta.

Nem a rampa nem o degrau possuem sinalização tátil de alerta. A única sinalização tátil de alerta existente é a do final do percurso do piso tátil que vem da calçada, que coincide com o degrau.

A porta de entrada não foi analisada, pois na data das fotos o Tribunal não estava em horário de funcionamento.


Acesso pela Rua 25 de Dezembro
 
Este acesso leva à mesma porta de entrada da foto anterior. Ambos os acessos, via Rua Barão de Rio Branco e via Rua 25 de Dezembro, são circundados por grades pretas e possuem um portão.

A sinalização visual do Tribunal do Júri é feita por meio de um letreiro, o qual não está registrado nas fotos. A sinalização tátil não foi verificada, já que o local estava fechado.

A escada e a rampa seguem o mesmo padrão das descritas nas fotos anteriores.


A diferença desta rampa em relação à da Rua Barão do Rio Branco é que esta possui sinalização tátil de alerta, porém só no seu topo. Seu início não é sinalizado.

O piso do início da rampa está solto (canto esquerdo da foto), podendo gerar trepidação.

Ressaltando mais uma vez a falta de corrimão, dificultando ou impossibilitando o uso desta estrutura por algumas pessoas.
 
 
Maria Alice Furrer
 
Fotos: 14/06/2012
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *