Acesso ao Restaurante Fogão de Minas

Publicado em: 29.junho.2012

Por: Acessibilidade na Prática

Este é o acesso do Restaurante Fogão de Minas, situado na Rua Dom Aquino 2200, Centro, em Campo Grande – MS.

 
O acesso ao restaurante é feito por meio de uma escada (lado direito da foto) e uma rampa associada (lado esquerdo da foto).

Tanto a escada quanto a rampa não possuem sinalização tátil.

Não há corrimão bilateral de acordo com as especificações da NBR 9050/2004 tanto na rampa quanto na escada, dificultando o uso destas estruturas. Existe apenas um corrimão e que não atende à norma técnica, localizado entre a escada e a rampa.
 
O revestimento do piso da escada é antiderrapante, sendo apenas suas bordas de cerâmica, o que gerou um bom contraste visual. Porém, o revestimento de toda a rampa é feito de cerâmica, ou seja, é uma superfície mais deslizante, dificultando tanto sua subida quanto sua descida. Além disso, a inclinação da rampa não é suave.

Na parede ao lado da escada existem bancos e uma mesa, estreitanto a passagem. Estes mobiliários podem causar incidentes, pois pessoas mais distraídas podem colidir contra eles. Estes móveis poderiam ser colocados em outro local, deixando o trecho mais organizado e livre de obstáculos.
 

Este é o topo da escada e da rampa. No canto direito superior da foto, observamos plantas invadindo a área lateral da rampa e seu topo, estreitando a área de circulação, podendo também ocasionar tropeços ou escorregões.

Por este ângulo da foto, podemos visualizar os degraus com as bordas de cerâmica, resultando em um bom contraste de cores com o piso adjacente.


Depois de subir a rampa ou a escada, há um degrau para entrar no restaurante, não havendo rota acessível. Após este degrau está o caixa de pagamento.

O degrau não possui sinalização visual nem tátil. Além disso, há um capacho não nivelado com o piso antes do degrau.

No canto direito da foto aparece parte de um banco, o qual tem a finalidade de acomodar pessoas que estão na fila de espera. A posição deste banco não interfere na circulação, diferente das cadeiras e mesa mencionadas na primeira foto do post.


Estes dois degraus levam ao interior do restaurante, onde estão dispostas as mesas, o buffet e outros.

Os degraus possuem sinalização visual, porém nenhuma tátil. Não há corrimão nestes degraus isolados.

Portanto, o restaurante disponibiliza o acesso por meio de uma rampa, a qual não atende as especificações da norma técnica. E para chegar à área onde estão as mesas, existem barreiras físicas que dificultam ou até impedem o acesso. 
 
 
Maria Alice Furrer

Fotos: 03/06/2012
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *