Acesso ao Golden Tower Hotel

Publicado em: 22.abril.2012

Por: Acessibilidade na Prática

Esta é a entrada principal do Golden Tower São Paulo Hotel, localizado na Rua Deputado Lacerda Franco 148, Pinheiros, São Paulo – SP.

 
O piso da escada e da rampa é regular, firme, estável e antiderrapante. Na prática, essas figuras geométricas no piso que antecede a escada podem dar uma impressão de tridimensionalidade, confundindo pessoas com baixa visão.
 
Tanto a rampa quanto a escada não possuem sinalização tátil de alerta, em cor contrastante com a do piso, no seu início e final. Também não há sinalização visual na borda dos degraus da escada, em cor contrastante com a do acabamento. Esta última sinalização deve existir para delimitar a dimensão dos degraus.
 
A estrutura dos corrimãos não atende o estabelecido pela NBR 9050. A superfície não é redonda (ou seja, não proporciona uma empunhadura adequada) e as extremidades, além de não serem recurvadas, não se prolongam 30 cm antes do início e posterior ao término do corrimão.
 
No canto esquerdo da foto há um cesto de lixo logo abaixo do corrimão da escada, podendo ocasionar incidentes.

A rampa não possui corrimão bilateral e o mesmo não está instalado em duas alturas (0,92m e 0,70m). A inclinação desta rampa é muito forte, comprometendo a autonomia, a segurança e o conforto dos usuários.

No centro da foto (início da rampa), notamos uma tampa de caixa de inspeção e de visita, a qual não tem superfície antiderrapante.

As guias de balizamento da rampa são as suas próprias paredes laterais, facilitando o dimensionamento deste espaço por deficientes visuais.
 

Esta é a porta do acesso principal do hotel, vista internamente. É automática, feita de vidro e possui um vão livre satisfatório.

No canto esquerdo da foto podemos observar a parte fixa da porta de vidro. No lado de fora desta parte existe um vaso de plantas, servindo de referência visual e, com isso, diminuindo o risco de choques contra a porta. Porém, na outra extremidade da porta não há nenhum tipo de sinalização.

O capacho localizado à frente da porta não é embutido, ou seja, não é nivelado com o piso, o que é inadequado.

À direita da foto observamos um balcão, localizado na parte externa do hotel. Ao lado deste mobiliário há um cadeirante, o qual não consegue acessá-lo porque não há área livre inferior e a altura deste móvel execede 0,90m.

 
Para chegar ao elevador há esta escada e uma rampa (canto direito da foto). A rampa está melhor ilustrada na próxima foto.

A sinalização visual e tátil indicando a localização destes acessos é deficitária, dificultando a circulação de qualquer pessoa.

A escada não possui sinalização tátil de alerta no seu início e final. A borda dos degraus não tem sinalização visual, dificultando sua delimitação por uma pessoa com baixa visão, podendo ocorrer tropeços e quedas.

Tanto nos corrimãos anteriores (da área externa) quanto nestes da área interna não há sinalização tátil, como recomenda a NBR 9050. Esta sinalização deve ser feita por meio de um anel com textura contrastante com a superfície do corrimão, além de sinalização em Braille.


Esta é a rampa que fica ao lado da escada da foto anterior (visão do início da sua descida).

As parades laterais da rampa servem como guia de balizamento para deficientes visuais.

Esta rampa tem uma inclinação mais suave do que a rampa externa, mas ainda é excedente, demandando um alto gasto energético para subir ou descer.

O corrimão é unilateral, o que é inadequado. Sua estrutura, altura e empunhadura estão incorretas, possuindo as mesmas características do corrimão da primeira foto.

 
Esta foto ilustra a visão de quem sai do restaurante ou dos elevadores. A rampa fica logo à esquerda da foto, e a escada mais à frente. É nítida a falta de sinalização visual e tátil deste local.
 

Maria Alice Furrer e Frederico Rios

Fotos: 10/04/2012

 

Uma ideia sobre “Acesso ao Golden Tower Hotel

  1. Pingback: Apartamento acessível do Golden Tower São Paulo Hotel | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *