Acesso ao Fórum de Campo Grande

Publicado em: 05.julho.2012

Por: Acessibilidade na Prática

De acordo com a NBR 9050/2004, as edificações e equipamentos urbanos devem possuir todas as entradas acessíveis, bem como as rotas de interligação às principais funções do edifício. Com isso, vamos observar as formas de acesso do Fórum de Campo Grande (MS), as quais são possíveis tanto pela Rua da Paz quanto pela Rua Barão do Rio Branco.


Acesso pela Rua da Paz
 
Não há desnível neste trecho. Existe piso tátil na calçada externa, conduzindo até a porta de entrada do prédio.

Entre a calçada externa e a porta do estabelecimento existe uma grade com portão. Este portão é mantido aberto durante o horário de expediente do Fórum. O vão livre deste é satisfatório, atendo ao fluxo de pessoas que circulam diariamente no local.

O piso da calçada externa é antiderrapante e regular. Para quem está entrando, inicia-se antes do portão um revestimento de piso mais claro. Em dias com muita luminosidade, esta cor de piso pode causar ofuscamento na visão.
 
No lado direito do portão existe uma placa com sinalização apenas visual, informando horários e alguns locais de atendimento. Apesar de não estar muito legível na foto, a fonte do texto não tem boa legibilidade.
 

Esta é a porta de acesso ao Fórum, com vão livre satisfatório.

O piso tátil direcional leva até a porta, porém existem capachos não nivelados e papelão sobre o piso, anulando sua função. Além disso, qualquer pessoa pode tropeçar ou escorregar neste local.

No canto inferior esquerdo da imagem observamos uma incidência maior de luminosidade sobre o piso claro, podendo causar ofuscamento visual, como mencionado na foto anterior.

Existe apenas sinalização visual na entrada. Não há nenhum tipo de sinalização tátil (Braille ou texto em relevo) instalada nos batentes ou vedo adjacente da porta.


Acesso pela Rua Barão do Rio Branco

Este acesso segue os mesmos padrões do acesso anterior. Existe a grade entre a calçada externa e o estabelecimento. O vão livre do portão é satisfatório.

A sinalização é apenas visual e de baixa legibilidade. O piso tátil leva à entrada, que fica mais à direita da foto. À esquerda está localizada a sala da OAB, melhor descrita na foto abaixo.

 
No canto esquerdo da foto fica a sala da OAB, onde, para entrar, há uma rampa de leve inclinação ao lado de um degrau, onde ambos não possuem sinalização tátil nem corrimão.

O piso tátil  direciona apenas para a entrada do Fórum.

 
Esta é a porta de entrada, com um vão livre mínimo. Ao lado há uma porta giratória, mas que não estava funcionando na data das fotos.

No centro inferior da foto podemos observar a descontinuidade do revestimento da calçada, formando uma faixa transversal ao fluxo.

Novamente, logo na entrada, há capachos não embutidos e papelão sobre o piso tátil. Esta prática, além de não ser acessível, oferece riscos à segurança dos que circulam neste trecho.

A sinalização da porta é apenas visual, não havendo sinalização tátil.
 

Maria Alice Furrer

Colaboração: Diego Rios
 
Fotos: 14/06/2012
 

Uma ideia sobre “Acesso ao Fórum de Campo Grande

  1. Pingback: Circulação interna do Fórum de Campo Grande | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *