Acesso ao Espaço de Arte

Publicado em: 30.outubro.2012

Por: Acessibilidade na Prática

O Espaço de Arte é uma proposta de exposição permanente das artes plásticas e de um segmento artesanal, além de abrigar oficinas periódicas nessas áreas. O Espaço fica localizado na parte superior do Camelódromo de Campo Grande.
 
 
Esta é a rampa que dá acesso ao Espaço Arte. No início da rampa há um portão baixo com vão livre satisfatório, porém não estava totalmente aberto no dia da nossa visita.

A indicação do acesso é apenas visual, feita por uma placa no alto da entrada. As letras azuis (sobre o fundo branco da placa) proporcionam bom contraste, mas as letras de cor laranja não têm o mesmo efeito. As logomarcas da Prefeitura e da Fundac, grafadas na parte inferior, não possuem boa legibilidade por serem de tamanho pequeno.

 
Esta imagem focaliza o início da rampa, o qual não possui sinalização tátil de alerta como especifica a NBR 9050/2004.

O piso da rampa é revestido com pedra miracema, a qual não é indicada por causar muita trepidação.

 
A rampa possui guarda-corpos e corrimão bilateral. Os corrimãos possuem apenas uma altura, o que é inadequado, já que em rampas (e opcionalmente em escadas) os corrimãos laterais devem ser instalados em duas alturas: 0,92 m e 0,70 m.

Ainda em relação aos corrimãos laterais, não há o prolongamento de pelo menos 30 cm antes do início e após o término da rampa.

Aparentemente, a extensão e a inclinação dessa rampa são elevadas (ressaltando que não mensuramos as dimensões da rampa durante nossa visita). De acordo com a norma técnica, para rampas com inclinação entre 6,25% e 8,33%, devem ser previstas áreas de descanso nos patamares a cada 50 m de percurso. No caso dessa rampa, não há área de descanso nem patamares, tornando o percurso cansativo.
 
 
No canto esquerdo da foto há um banco de madeira muito próximo ao final da rampa, atrapalhando a passagem principalmente de cadeirantes. Além disso, o banco possui quinas vivas que podem provocar incidentes.


Maria Alice Furrer

Colaboração: Milena de Ré

Fotos: 04/08/2012


Leia também: 

Sanitário acessível do Camelódromo de Campo Grande
 

Circulação interna do Camelódromo de Campo Grande
 

Acessos ao Camelódromo de Campo Grande

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *