Acesso à Defensoria Pública de Campo Grande

Publicado em: 14.junho.2012

Por: Acessibilidade na Prática

A Defensoria Pública de Campo Grande (MS) fica localizada na Rua da Paz número 14, junto ao Fórum e ao Ministério Público Estadual.


Este é o acesso da Defensoria Pública. No centro da foto há uma escada e, no canto direito da imagem, podemos observar parte de uma rampa.

Existe um corrimão no centro da escada, único, não havendo os corrimãos laterais como especifica a NBR 9050/2004. O corrimão existente também não possui sinalização tátil nem o prolongamento de pelo menos 30 cm antes do início e após o término da escada.

A entrada da Defensoria possui apenas sinalização visual, feita por meio de uma placa com os dizeres "Defensoria Pública". O contraste de cores é satisfatório, porém o posicionamento da placa é inadequado e não há sinalização tátil (em Braille ou texto em relevo).

 
A escada não possui piso tátil de alerta no início e final, em cor contrastante com a do piso adjacente. Seus degraus não possuem sinalização visual nas bordas, não delimitando sua largura para pessoas com baixa visão. O canto inferior direito da foto mostra claramente a dificuldade de dimensionar os degraus sem a sinalização visual.

No centro-esquerdo da foto existe uma rampa, a qual também não possui sinalização tátil em seu início e final.
 
 
Esta é a rampa associada à escada, parcialmente registrada nas fotos anteriores, sendo a única rota que pode ser utilizada por cadeirantes.

A inclinação é excessiva, não permitindo sua utilização com segurança, conforto e autonomia.

Na data da foto, esta estrutura estava molhada na região da curva devido à chuva, aumentando ainda mais o risco de acidentes.

 
Está é a mesma rampa da foto anterior, porém vista da parte inferior.

Além da inclinação inadequada, não há corrimãos laterais instalados em duas alturas. Mesmo se houvesse corrimãos, esta estrutura não estaria acessível, pois ainda ofereceria altos riscos à segurança dos usuários.


Maria Alice Furrer
 
Fotos: 06/06/2012
 

Uma ideia sobre “Acesso à Defensoria Pública de Campo Grande

  1. Agora vcs precisam visitar as novas instalações da Defensoria Publica na rua Antonio Maria Coelho, 1668- Centro.
    Ao meu ver, me parece um pouco mais acessivel.
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *