Acessibilidade no UCI Cinemas de Campo Grande

Publicado em: 05.novembro.2014

Por: Acessibilidade na Prática

Inaugurado na cidade de Campo Grande (MS) em agosto de 2013, o Shopping Bosque dos Ipês possui 58.000 m² de área construída, 2000 vagas de estacionamento e espaço para 167 lojas.

Entre as novidades anunciadas para o empreendimento, uma das mais aguardadas pela população campo-grandense era o cinema, gerando muita expectativa quanto à sua “acessibilidade”, já que os outros dois principais cinemas da cidade não oferecem conforto às pessoas com deficiência.

A United Cinemas International (UCI) é uma rede de cinemas com sede no Reino Unido e está no Brasil há 12 anos. O UCI Bosque dos Ipês, inaugurado em setembro de 2013, possui 6 salas, 1505 poltronas e tecnologia 3D. Confiram a seguir suas condições de acesso.



fotoEsta é a entrada do cinema, onde há um letreiro iluminado com os dizeres “UCI”. O contraste de cores e tamanho da fonte proporcionam boa legibilidade do letreiro.

Existem poucas informações (e apenas visuais) para chegar a este local, ou seja, é muito difícil para qualquer pessoa, especialmente deficientes visuais, se localizar com autonomia.

O revestimento do piso é regular, firme e estável.

Logo na entrada há vários pôsteres de filmes que estão em cartaz, onde, novamente, deficientes visuais não são contemplados com as informações.


Bilheteria

fotoEste amplo corredor da entrada leva á bilheteria e à lanchonete. No fundo, à esquerda, fica o acesso às salas de cinema. 

Não há obstáculos neste percurso, facilitando o fluxo de pessoas.

Como este espaço é bastante amplo, falta orientação tátil aos deficientes visuais. Para resolver esse problema, um mapa tátil e/ou piso tátil seriam soluções viáveis.

                  
fotoNa extensão do balcão da bilheteria há uma parte rebaixada e com área livre inferior, permitindo a aproximação frontal de um cadeirante e a utilização por pessoas de baixa estatura.

Boa parte do balcão está ocupada por placas e outros objetos, prejudicando sua utilização.

O balcão rebaixado está sinalizado com o Símbolo Internacional de Acesso, o qual não aparece na imagem por estar na frente do cadeirante.

Além do Símbolo Internacional de Acesso, há uma placa com informação visual dizendo que o guichê é preferencial para idosos, gestantes, “portadores de necessidades especiais” e ingressos de internet.

O texto da placa do guichê preferencial é complementar, pois o Símbolo Internacional de Acesso já representa pessoas com mobilidade reduzida (idosos, gestantes e outros) e pessoas com deficiência. Além disso, o termo “portadores de necessidades especiais” é incorreto. Outro erro é disponibilizar este guichê para pessoas que adquiriram seus ingressos via internet, o que pode comprometer o atendimento das pessoas que realmente precisam da preferência.

 
Lanchonete
                    
fotoO balcão é semelhante ao da bilheteria, permitindo a aproximação frontal de cadeirantes e a utilização por pessoas de baixa estatura.

Assim como na bilheteria, boa parte da superfície do balcão está ocupada, aqui por uma placa e uma balança, atrapalhando sua utilização. 


Acesso às salas de cinema

imagem

Esta é a entrada para as salas do cinema, onde os clientes entregam seus bilhetes.


Como ilustrado na foto, a passagem é estreita, o que dificultou o acesso desse cadeirante. Entretanto, uma simples intervenção do funcionário do cinema, afastando a base da fita de contenção, teria resolvido o problema.

Após esta entrada, há um amplo corredor que leva às salas e aos sanitários.



imagemAmplo corredor, onde as salas e sanitários estão distribuídos.

Todas as salas possuem apenas sinalizações visuais em suas entradas.


imagemEsta é a porta de entrada da sala 5, a qual é sinalizada visualmente por uma placa iluminada. O contraste e tamanho da fonte são bons, porém a iluminação pode causar ofuscamento visual, dificultando sua legibilidade.

A porta é de duas folhas e com abertura para fora. Como as portas possuem molas para fechamento automático e seus puxadores requerem destreza nas mãos para utilizá-los, a abertura torna-se muito difícil.


imagemEsta escada, com iluminação nas bordas dos degraus, leva os visitantes até as poltronas inferiores. Há sinalização tátil de alerta no início e final da escada.


Há corrimão unilateral nesta escada, com sinalização tátil em braille.

Os assentos reservados ficam no mesmo nível da porta de entrada (à esquerda, antes da escada), com exceção do assento para obesos que está na primeira fileira superior.



Sala de cinema


imagemEste é o espaço reservado para cadeirantes, localizado no mesmo nível da porta de entrada da sala, facilitando o acesso.

Pouco antes da inauguração desse cinema, foi bastante divulgado que cadeirantes teriam mais conforto que nos demais cinemas da cidade, já que o espaço reservado não seria na primeira fileira (debaixo da tela), o que é muito desconfortável.

Sem dúvida, o espaço destinado aos cadeirantes é bem mais confortável que o dos cinemas concorrentes, mas há um ponto negativo: o guarda-corpo localizado na frente dessa fileira atrapalha a visão principalmente de crianças cadeirantes. Além de observarmos esse problema no dia da nossa visita, isso também nos foi relatado por uma mãe, que ficou frustrada com a sala de cinema tão noticiada, pois seu filho teve dificuldades para enxergar o filme.


imagemO espaço reservado para cadeirantes está sinalizado com o Símbolo Internacional de Acesso pintado no piso, porém a pintura não segue os padrões estabelecidos pela norma técnica.


A sinalização do espaço reservado é apenas visual e de baixa visibilidade. A sinalização tátil é praticamente inexistente em toda a área do cinema.


O espaço para cadeirantes é duplo, permitindo que apenas um acompanhante sente ao seu lado. Somente na extremidade esquerda da fileira há um espaço que não é duplo, mas por ser na extremidade, este espaço também permite a presença de apenas um acompanhante. Nesse sentido, vale ressaltar que a norma técnica exige, no mínimo, um lugar para acompanhante, mas recomenda dois lugares.


Os espaços reservados lado a lado (duplos) são estreitos, impedindo sua utilização por dois cadeirantes simultaneamente. Dessa forma, o módulo de referência deve ser aumentado, seguindo a norma técnica.


imagemPresença de assento para obesos, localizado junto ao corredor próximo à entrada da sala, facilitando seu acesso.


Leia também: Sanitário acessível da UCI Cinemas de Campo Grande

                       Acessibilidade no Cinépolis de Campo Grande

                       Acessibilidade no Cinemark de Campo Grande



Maria Alice Furrer e Frederico Rios

Fotos: 25/10/2014



Uma ideia sobre “Acessibilidade no UCI Cinemas de Campo Grande

  1. Pingback: Sanitário acessível do UCI Cinemas de Campo Grande | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *