Acessibilidade do auto-atendimento da Caixa Econômica Federal

Publicado em: 08.agosto.2011

Por: Acessibilidade na Prática

A CAIXA foi criada em 1861 e, desde então, é o principal agente de políticas públicas do Governo Federal, sendo o maior banco público da América Latina. (Fonte: Site da CAIXA)
Esta é a Agência da Rua Cândido Mariano 1605, em Campo Grande, MS, onde avaliamos a acessibilidade do auto-atendimento. Confira!
Esta é a entrada do auto-atendimento do estabelecimento bancário, onde a calçada apresenta piso tátil e revestimento do piso com superfície firme, regular e antiderrapante. Há piso tátil direcional e de alerta no lote à frente da entrada. O letreiro apresenta um bom contrate de cores e letras com fonte adequada.
 
Piso tátil de alerta e direcional de concreto, adequado para áreas externas, porém o contraste de cores está baixo, já que a calçada é cinza e o piso azul (a cor dos revestimentos está desgastada).
Se a calçada tivesse uma tonalidade cinza mais claro, o contraste seria maior e não teria problemas quanto ao ofuscamento da visão.
Porta de entrada do estabelecimento, com sinalização visual e tátil (Braille) no vedo adjacente. A explicação quanto ao mecanismo de abertura da porta está em forma visual e em Braille, ao lado da porta. Acima do botão que aciona sua abertura também existe um texto (informação visual), mas não existe informação tátil (Braille ou texto em auto relevo).
O Símbolo Internacional de Acessibilidade está indicando que o espaço e mobiliário deste estabelecimento bancário de auto-atendimento é acessível ou utilizável por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
O Símbolo está representado corretamente, com a figura de cor branca e fundo azul, porém a figura está em cima do vidro e a parede abaixo é azul. Por estar em cima de um vidro, o reflexo gerando dificulta a visualização do Símbolo.
Porta com vão livre satisfatório, mas é necessário muita força para realizar sua abertura.
No ambiente interno do estabelecimento existe um trecho com piso tátil de alerta e direcional, de material emborrachado, indicado para ambientes internos, pois, se este material estiver molhado, torna-se escorregadio, colocando em risco a segurança de qualquer pessoa.
Ao fundo da foto, no canto direito, existe um extintor de incêndio, o qual é um obstáculo suspenso, já que sua parte superior tem maior volume do que a base. Neste caso, o extintor deveria estar corretamente sinalizado com o piso tátil de alerta para evitar colisões, e não somente apresentar a sinalização visual.
O piso tátil conduz o deficiente visual a um caixa acessível e à entrada (porta giratória) do banco.
Em todos os caixas eletrônicos existe uma placa solicitando que o cadeirante faça aproximação lateral para utilizar o equipamento. Porém, na maioria dos caixas, existe um cesto de lixo, que pode atrapalhar esta aproximação.
Este é o único caixa eletrônico que possui sinalização tátil de alerta e direcional. Ao lado deste caixa existe um “balcão”, onde se pode descartar papéis, porém sua sinalização visual é deficitária e a tátil não existe.
O caixa não é acessível para pessoas com baixa estatura e anões, pois, não conseguem visualizar o monitor.
Não há balcão acessível que permita, por exemplo, a aproximação frontal de um cadeirante (como o mesmo poderá preencher um envelope de depósito?)
O caixa é acessível para cadeirantes, permitindo a aproximação lateral. Possui também saída para fones de ouvido.
Todos os teclados dos caixas de auto-atendimento seguem este padrão, onde as teclas numéricas têm o mesmo arranjo do teclado de telefone, com o número 1 no canto superior esquerdo e a tecla do número 5 com um ponto em relevo no centro.
Observando internamente a porta de entrada e saída, podemos verificar uma placa com informação visual, indicando que esta também é à saída de emergência. Quando há no espaço ou edificação  uma saída de emergência, esta deve possuir sinalização visual, tátil e sonora. Neste caso foi encontrado apenas a visual (placa com figura de bom contraste e texto objetivo) e sinalização tátil (Braille).
Ao lado da porta, encontramos a sinalização visual. Existe o texto e, logo abaixo, a sinalização em Braille. Porém, nota-se o desgaste das letras, dificultando a leitura (SAÍDA DE EMERGÊNCIA).
Esta é a maçaneta da saída de emergência, a qual possui um mecanismo de acionamento não acessível, já que o usuário necessita de destreza e força nas mãos para utilizá-la.
Além desta maçaneta não ser acessível, em uma situação de emergência (um incêndio, por exemplo) ela pode aquecer e queimar a mão de quem tentar realizar o seu acionamento. Vale ressaltar que a abertura da porta não é suave e requer muita força.
Maria Alice Furrer
Fotos: 17/07/2011

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