Antes e depois – Acesso do Restaurante Hora do Almoço

Publicado em: 17.maio.2017

Por: Acessibilidade na Prática

Nesses seis anos de blog visitamos inúmeros locais públicos e privados, sua maioria em Campo Grande, os quais deram origem a Flagrantes, Jogos de 7 Erros, Textos e, principalmente, Avaliações, servindo de “denúncia” e ilustrando alguns aspectos práticos dos conceitos de acessibilidade.

 

Observar as condições de acesso por onde quer que passemos já se tornou um hábito, porém nosso olhar fica muito mais atento quando retornamos a lugares já visitados, pois é imenso o desejo de encontrar alguma mudança positiva, mas infelizmente as coisas nem sempre acontecem como desejamos.

 

Pensando nisso, criamos uma nova categoria, a “Antes e Depois”, uma forma de registrarmos alterações positivas e negativas em locais já visitados pelo blog e pelos seus leitores. E para estrear a categoria, trazemos hoje o acesso do Restaurante Hora do Almoço, localizado na Rua Cândido Mariano, 1656, Campo Grande – MS.

 


Em julho de 2015, a foto acima fez parte do Jogos dos 7 Erros, onde a mesma foi analisada com base nas especificações técnicas da NBR 9050. Observem que, no topo da rampa e da escada, há um degrau para entrar no restaurante. Então, qual a função da rampa??

 

 

Esta imagem é do mesmo local da anterior, porém foi feita em abril de 2017. Podemos observar duas mudanças marcantes: uma foi a instalação de faixas antiderrapantes na rampa, porém as mesmas já estão desgastadas e incompletas; a segunda é que, para solucionar o problema do degrau na porta do restaurante, foi improvisada uma rampa móvel muito inclinada, ou seja, o acesso continua inadequado e mais perigoso ainda!

 

Maria Alice Furrer e Frederico Rios

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *